Cultura Caipira: Seresteiros da Viola recebem o “Prêmio Inezita Barroso”

Compartilhe esta notícia:

Os Seresteiros da Viola, da Etam Santa Cecília, receberam o “Prêmio Inezita Barroso” em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (1), na Assembleia Legislativa, em São Paulo.

A outorga tem o “objetivo de premiar as pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram na sociedade em razão de sua contribuição com a música dita caipira de raiz e qualquer outra forma de arte genuinamente popular que a complemente”, e é “concedido pelo Presidente da Assembleia Legislativa, mediante proposta da Comissão de Educação e Cultura, a partir de indicações feitas àquele órgão por Deputado ou Deputada, sociedade civil, núcleos e instituições culturais do Estado”.

A indicação para o prêmio se deu através de indicação da Deputada Professora Bebel, com iniciativa do taquaritinguense Renato Scardoelli, ambos do PT

Durante a cerimônia para o recebimento do “Prêmio Inezita Barroso”, os Seresteiros da Viola, sob o comando do maestro Adilson, cantaram aos presentes algumas músicas do cancioneiro popular brasileiro.

A diretora da Etam Santa Cecília, Roseli Janunzzi de Salles, acompanhou os Seresteiros da Viola durante a premiação na capital paulista.  

O prêmio

Inezita Barroso, nascida em São Paulo, em 04/03/1925, foi uma das mais amadas e consagradas artistas brasileiras, considerada um dos ícones da música caipira e do sertanejo raiz, atuando como instrumentista, cantora, compositora, apresentadora e pesquisadora do folclore brasileiro. Durante muitos anos, de 1980 a 2014, apresentou o programa “Viola, Minha Viola” na TV Cultura. Uma das músicas mais conhecidas gravada pela cantora foi “A moda da pinga”. Além disso, em 2014 foi eleita para assumir uma das cadeiras da Academia Paulista de Letras. Faleceu em 2015, aos noventa anos, devido a uma insuficiência respiratória. O prêmio da Assembleia Legislativa que leva o seu nome, presta uma homenagem a uma das principais representantes da música de raiz do Brasil.

Compartilhe esta notícia: